
Os contratos futuros de petróleo caíram nesta quinta-feira, 31, após três dias de alta. O petróleo WTI para setembro caiu 1,05%, fechando a US$ 69,26 por barril, enquanto o Brent para outubro recuou 1,06%, para US$ 71,70. No mês, ambos registraram ganhos de cerca de 6%. A reportagem publicada no UOL, vem do Estadão e traz dados da Dow Jones Newswires.
O mercado reagiu às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor sanções à Rússia, caso não encerre a guerra na Ucrânia. Trump também alertou a Índia sobre possíveis tarifas adicionais, se continuarem comprando petróleo russo.
Analistas destacam que substituir o petróleo russo seria desafiador , por causa da capacidade limitada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e das diferenças na qualidade do óleo. A Índia e a China podem ser as mais afetadas por essas mudanças.
Trump criticou a Índia por suas tarifas altas e afirmou que pouco se importa com as relações comerciais entre Índia e Rússia. Em resposta às ameaças e aos menores descontos, refinarias indianas reduziram compras de petróleo russo.
O cenário geopolítico continua exercendo pressão significativa sobre o mercado de petróleo, com incertezas persistentes sobre futuras sanções e suas implicações globais.
Íntegra da matéria: UOL