VLI registra recordes históricos para fluxos de açúcar e fertilizantes em terminal de Santos

Aumento de calado do terminal viabiliza a atracação de embarcações maiores
Foto: VLI/Divulgação

A VLI, que opera ferrovias, portos e terminais, aumentou o calado dos berços do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. O movimento, segundo a empresa, confere mais eficiência ao ativo, que passou a operar embarcações de maior porte.

O resultado já pode ser observado nos principais fluxos de commodities. De acordo com a VLI, o terminal operou recentemente os maiores navios de sua história para exportação de açúcar (74 mil toneladas) e importação de insumos para fertilizantes (72,6 mil toneladas).

“Tais recordes são resultado direto da estratégia da VLI de maximizar a utilização dos seus ativos e gerar incrementos de produtividade à cadeia logística de seus clientes”, afirma a companhia, em nota.

A dragagem para aumento de calado – distância entre a linha de flutuação e o fundo da embarcação – ocorreu no canal de Piaçaguera e nos berços 2, 3 e 4 do Tiplam. Com isso, o calado máximo para operação no terminal portuário foi elevado de 13,35 m para 14,1 m, possibilitabdo o aumento de cerca de 10% na capacidade de cargas dos navios que operam no local.

Com a obra, de acordo com a VLI, o tempo de espera dos navios para saída do terminal devido às oscilações de maré tem potencial de redução de mais de 60%. Consequentemente, a disponibilidade dos berços aumenta, fazendo com que mais navios possam atracar para serem carregados.

“A expansão do calado dos berços atracadores do Tiplam está alinhada com a visão da VLI de ser a opção mais ágil, segura, eficiente e competitiva para alavancar os fluxos de exportação e importação de seus clientes a nível global”, afirma o diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, Marcelo Cardoso.

Ele complementa: “Com esta modernização, atrairemos para o ativo embarcações de maior porte, oferecendo uma alternativa altamente interessante para uma melhor distribuição dos fluxos de cargas ao longo do Complexo Portuário de Santos, resultando em ganhos de negócios significativos para seus produtores e para a VLI”.

Atualmente, a VLI é a maior transportadora de fertilizantes por ferrovia do país e participa de mais de 90% da importação nacional de matéria prima – enxofre, rocha fosfáltica e amônia – por meio do Tiplam. Também a partir do mesmo terminal portuário, a companhia transporta parte desses produtos por ferrovia a indústrias implantadas na região do Triângulo Mineiro, para posterior distribuição aos produtores da região.

O Tiplam também tem importância estratégica no mercado de açúcar, sendo responsável por 25% do volume da commodity exportado em Santos.

Fonte: NovaCana