Acordos comerciais dos EUA com Japão e Indonésia abrem espaço para etanol e DDG

Bomba de etanol em posto de combustíveis – Foto: Agência Brasil

Os Estados Unidos fecharam acordos comerciais com o Japão e a Indonésia, ampliando o mercado para o etanol americano e DDG, concorrendo diretamente com o Brasil. Geoff Cooper, da RFA, destacou que esses acordos abrirão importantes mercados asiáticos para combustíveis renováveis e coprodutos americanos.

Em 2024, o Brasil exportou US$ 10 milhões em etanol ao Japão e US$ 13 milhões em DDG, subproduto do milho, para a Indonésia, mas enfrenta desafios com as novas políticas de mistura de etanol desses países. O Japão busca aumentar a mistura para 10% até 2030, e a Indonésia começará a misturar 5% de etanol na gasolina a partir do próximo ano.

Apesar do avanço americano, o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, vê oportunidades para o Brasil: “São bons acordos para o etanol no mundo. Precisamos desenvolver políticas públicas para mercados não alcançados pelo etanol.” O Brasil também avançou ao conseguir autorização para exportar DDG para a China, segundo a reportagem do Globo Rural.

Em 2024, o Brasil exportou DDG para 21 destinos, com o Vietnã, Turquia e Nova Zelândia como principais compradores. O cenário destaca a necessidade de estratégias proativas para o Brasil aproveitar as oportunidades no mercado global de etanol e DDG.

Íntegra da matéria: Globo Rural