Opep+ projeta demanda de petróleo fortalecida no terceiro trimestre deste ano, informa RIA

Plataforma de exploração de petróleo e derivados – Foto: Petrobras/Divulgação

Por Datagro

Conforme informado pela agência de notícias russa, RIA, nesta segunda-feira (14), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) projeta uma demanda de petróleo “muito forte” no terceiro trimestre deste ano, com possibilidade de um equilíbrio apertado entre a oferta e demanda nos meses seguintes, de acordo com o secretário-geral Haitham Al Ghais.

A autoridade do cartel conversou com jornalistas enquanto estava prestes a comparecer ao seminário da Opep realizado em Viena, capital austríaca, na semana passada. Na ocasião, Ghais disse que a organização esperava um crescimento de 1,3 milhão de barris por dia (bpd) ano a ano em 2025, como resultado da forte economia global.

A declaração ocorreu perto da divulgação do “Relatório Mundial do Petróleo para 2025”, da Opep, que reuniu estimativas de mercado para o combustível neste ano e nos próximos.

De acordo com a entidade, em 2025, a demanda pelo combustível terá uma média de 105 milhões de barris por dia (bpd), com um avanço de 1,3 mi de bpd em 2026 (média de 106,3 mi de bpd). Na perspectiva de 2029, o cartel estima que a busca será de 111,6 mi de bpd.

Fonte: UDOP