Grupo Ultrapar investe R$ 200 milhões para escoar etanol de milho mais rapidamente

Foto: Planeta Campo

A Ultracargo, empresa de soluções logísticas integradas do grupo Ultrapar, concluiu a construção de um desvio ferroviário que vai permitir o escoamento do etanol de milho produzido no Centro-Oeste e o envio de derivados do petróleo para abastecer as máquinas do agronegócio na região, informou a companhia em nota nesta quinta-feira (12).

O novo desvio liga a Opla — uma joint venture entre a Ultracargo e a BP, considerada o maior terminal independente de etanol do Brasil —, em Paulínia (SP), ao terminal da empresa em Rondonópolis (MT). Desde 2023, o projeto recebeu um investimento de R$200 milhões.

Com 4,4 km de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga, a nova infraestrutura também está conectada à malha ferroviária da Rumo. De acordo com a Ultracargo, o transporte será feito por composições de até 80 vagões, com trens carregados tanto na ida quanto na volta.

A operação terá capacidade de tancagem estática de 180 mil metros cúbicos (m³) e poderá movimentar até 6 milhões de m³ de produtos por ano — sendo 3 milhões de m³ de etanol e 3 milhões de m³ de derivados de petróleo.

O presidente da Ultracargo, Fulvius Tomelin, afirmou em nota que é “fundamental” investir em infraestrutura logística e de armazenagem, especialmente entre o Centro-Oeste e o Sudeste, diante do crescimento da produção de etanol a partir do milho. “Nosso foco é integrar modais, otimizar rotas e destravar o potencial competitivo do Brasil”, disse Tomelin.

A competitividade do etanol de milho vem sendo impulsionada pelo transporte ferroviário. A empresa destacou que o Brasil já é o segundo maior produtor mundial desse tipo de etanol, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Corredores logísticos como o que liga São Paulo ao Mato Grosso e o que conecta Maranhão e Tocantins ajudam a reduzir gargalos, custos logísticos e impactos ambientais, beneficiando consumidores e indústrias em todo o país.”

A empresa também prevê para 2025 a entrega de um novo trecho de linhas férreas e a ampliação da capacidade de armazenagem em Rondonópolis (MT), além da expansão das operações em Santos (SP) e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO), com o objetivo de fortalecer a logística de combustíveis no Arco Norte.

Fonte: Forbes