
Por Débora Costa
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que a mistura do etanol à gasolina pode chegar a 30%, o chamado E30, ainda neste ano. A declaração foi dada durante a 8ª Abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira. O evento marca o início do ciclo de produção sucroenergética em Minas Gerais, que é responsável por mais de 12% da produção nacional de cana de açúcar no país.
Atualmente, a mistura de etanol na gasolina no Brasil é de 27%. Segundo Silveira, já foram realizados estudos sobre a elevação do índice para 30%, que indicaram a viabilidade técnica e que não há impacto aos veículos.
“Nós aprovamos uma lei que permite nós chegarmos a até 35% de mistura do etanol. E eu quero aqui esse ano afirmar, os estudos técnicos já foram feitos, concluídos com participação democrática, inclusive da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, para que não houvesse questionamento. Também foi feito um estudo por uma universidade de renome internacional, que já está aprovado e esse ano ainda nós vamos implantar o E30, para poder crescer mais a indústria do etanol e fortalecer a descarbonização das matrizes autointensivas, além de gerar mais emprego, gerar mais renda”, declarou.
O ministro afirmou, ainda, que a medida poderá reduzir o preço médio da gasolina em até R$ 0,13 por litro nas bombas. A ação também evitaria a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano, impulsionando a produção nacional de biocombustíveis.
Outro ponto defendido pelo ministério é de que o aumento da mistura do etanol à gasolina pode evitar a emissão de 1,7 milhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano. Silveira ressaltou que, para ser adotada, a medida necessita de aval do presidente Lula e precisa ainda passar por votação do Conselho Nacional de Política Energética.
Fonte: CBN