Por Camila Souza Ramos
A Tereos Açúcar e Energia Brasil, subsidiária da cooperativa francesa Tereos, acertou um empréstimo sindicalizado no valor de US$ 132 milhões com taxas de juros atreladas ao atendimento de metas de sustentabilidade. É a quarta operação de financiamento verde da companhia no Brasil.
Com isso, a companhia já contratou até agora R$ 1,8 bilhão em financiamentos sustentáveis. O valor captado agora equivale a 50% de dívida bancária em aberto da empresa associada a financiamentos verdes. A operação também alonga a dívida da companhia, com prazo de cinco anos e dois de carência.
A operação foi coordenada pelo Rabobank e contou com participação de Natixis, Commerzbank, Citibank e o Crédit Industriel et Commercial (CIC).
Nessa modalidade de financiamento sustentável, as taxas de juros podem aumentar caso a companhia não atenda às metas de sustentabilidade estabelecidas a cada ano, o que é verificado por um auditor independente. Segundo a Tereos, das operações sustentáveis realizadas até agora, todos os anos a companhia conseguiu redução nas taxas de juros.
A empresa não detalha quais são as métricas estabelecidas na operação fechada agora por meio do Rabobank, mas adianta que os indicadores-chave estão atrelados à redução de emissões de gases de efeito estufa, à redução de consumo de água, ao aumento da porcentagem de cana certificada e a meta de saúde e segurança.
A Tereos já se comprometeu a neutralizar suas emissões até 2050, com metas validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). Globalmente, a empresa tem a meta de, até 2030, reduzir em 50% suas emissões dos escopos 1 e 2 (em suas indústrias) e em 36% no escopo 3 (que inclui logística).
Fonte: Globo Rural