Açúcar: preços caem em queda com expectativa de excedente de açúcar na Índia

Os preços do açúcar desistiram na quarta-feira de um avanço precoce e registraram perdas moderadas depois que a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia previu as reservas de açúcar da Índia para 2023/24 em 9,1 milhões de toneladas e um superávit de 3,6 milhões de toneladas e instou o governo a reconsiderar a permissão de exportações de açúcar excedente.

O açúcar bruto com vencimento em outubro teve variação negativa de 0,08 centavo de dólar, ou 0,4%, para 20,53 centavos de dólar por libra-peso, um dia depois de atingir um pico em dois meses e meio. Já o contrato do açúcar branco com vencimento em agosto caiu 1,5%, indo a US$ 575,50 por tonelada.

A Índia estendeu as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de outubro até novo aviso para manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23 até 30 de setembro, depois de permitir exportações de um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior. A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo.

Na terça-feira, o açúcar de NY subiu para uma alta de dois meses e meio, uma vez que as chuvas abaixo do normal no Brasil levantaram preocupações de que o tempo seco reduzirá a produtividade da cana-de-açúcar e reduzirá a produção de açúcar do Brasil. O açúcar de Londres caiu na terça-feira depois que o departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia projetou que a produção de açúcar da UE em 2024/25 aumentaria 5% a/a para 16,4 milhões de t.

Os preços do açúcar também têm suporte de transição desde a última sexta-feira, quando a agência agrícola da Índia informou que uma doença fúngica chamada podridão vermelha estava se espalhando pelo estado indiano de Uttar Pradesh, uma importante região produtora de açúcar. As chuvas de monções abaixo do normal na Índia podem reduzir a produção de açúcar na Índia e são otimistas para os preços, depois que o Departamento Meteorológico Indiano informou na segunda-feira que a Índia recebeu 147,2 mm de chuva durante a atual temporada de monções em 30 de junho, uma queda de -11% em relação ao longo período. média de prazo de 165,3 mm.

A fraqueza do real brasileiro é negativa para os preços do açúcar, já que o real caiu na terça-feira para um novo mínimo de 2 anos e meio em relação ao dólar. O real mais fraco incentiva as vendas para exportação pelos produtores de açúcar do Brasil.

Fonte: RPANews