Preço de fertilizantes: De olho no mercado global

Foto: Getty Images

Os preços dos fertilizantes não devem cair antes do plantio da primavera no hemisfério Norte, com a volatilidade prevista para persistir em 2025 por causa de suprimentos limitados de nitrogênio, fósforo e potássio. Gregory Griffin, do Rabobank, projeta uma queda de 15% a 20% no consumo de fertilizantes, impulsionada por altas de preços e menores taxas de aplicação. A reportagem é assinada por Ron Smith e Shelley E. Huguley, publicada pelo site Farm Progress. A tradução foi realizada por meio de Inteligência Artificial.

Os volumes de fosfatados devem cair nos EUA por causa de preços altos e das restrições de oferta, enquanto a demanda por potássio permanece estável, mas os preços podem subir por quedas nas exportações da Europa Oriental. O complexo de nitrogênio enfrentará preços firmes graças a sanções e custos de matéria-prima, com a demanda permanecendo reduzida nos EUA.

A acessibilidade dos fertilizantes será desafiada por preços proibitivos e restrições de caixa dos agricultores. A recomendação é adquirir produtos em partes para mitigar riscos, já que a cadeia de suprimentos deve continuar sob pressão até 2025.

Fonte: Farm Progress (texto original em inglês)