Vem aí uma tempestade perfeita que pode fazer o preço do etanol subir

Foto: Agência Brasil

Análises feitas pela XP e BTG Pactual sugere iminente tempestade no mercado de etanol. Com os estoques no menor nível em quase uma década, a reportagem do Agribiz traz previsões de área plantada reduzida e menor ATR (Açúcar Total Recuperável), o biocombustível pode ver preços elevados nas próximas semanas.

A moagem de cana foi ajustada para 589,5 milhões de toneladas, enquanto o ATR caiu de 82,4 para 79,2 milhões de toneladas, impactando diretamente a produção de açúcar e etanol. As recentes chuvas oferecem uma perspectiva melhor, preparando um início mais promissor para a safra 2026-2027, após um período de seca.

Com a nova regra de mistura de etanol anidro na gasolina subindo para 30% em agosto, um cenário de preços mais altos se forma diante da oferta reduzida. Apesar de um aumento recorde na moagem de julho indicar recuperação, o saldo geral da safra permanece apertado.

O BTG Pactual ressalta que os atuais baixos estoques, combinados com um mix açucareiro na safra 2025-2026, devem limitar a oferta de etanol, mantendo os preços elevados e estreitando a paridade com o açúcar. Com a nova taxa de mistura e a oferta limitada, o cenário sugere preços mais favoráveis para o etanol.

Íntegra da matéria: The AgriBiz