O setor automotivo registra recorde de vendas de automóveis elétricos, de 5% para 7% no período entre dezembro de 2023 e os dois primeiros meses deste ano. Dos 38.756 eletrificados leves vendidos entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, 14.015 corresponderam aos veículos elétricos, com destaque para os modelos lançados pelas montadoras chinesas BYD e GWM, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O que o mercado ainda não sabe é se esta será uma tendência de mercado em relação aos híbridos ou se trata apenas de um crescimento pontual. O fato é que os elétricos custam mais caro e, por enquanto, estão ganhando o espaço do veículo a combustão no segmento premium, suprindo a demanda de consumidores de maior poder aquisitivo, afirma Carlos Libera, sócio líder de prática automotiva e mobilidade na América do Sul da consultoria Bain & Company. “Enquanto os preços não forem competitivos, o aumento das vendas continuará limitado ao público de alta renda”, enfatiza.
Como os eletrificados são importados, já que ainda não há produção local, o imposto de importação, que começou a ser cobrado neste ano e será escalonado até 2026, deve pressionar ainda mais os preços no mercado. Talvez as vendas dos modelos elétricos no segmento premium sejam reduzidas e a curva de crescimento dos veículos mais baratos se acelere, analisa Libera, em reportagem do jornal Valor Econômico.
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