
O encerramento do período de moagem de cana-de-açúcar entre as usinas do Centro-Sul está colaborando para a diminuição nos volumes estocados de etanol na região. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), na segunda quinzena de dezembro, 61 unidades estavam em operação, sendo 42 com processamento de cana; dez, de milho; e nove usinas flex, diz nota da “Nova Cana”.
Assim, em 1º de janeiro, as produtoras armazenavam 7,07 bilhões de litros do biocombustível, baixa de 19,7% em comparação com a mesma data de 2025. Considerando o volume total, 58% era de hidratado e 42%, de anidro.
Os dados sobre a estocagem de etanol pelas produtoras foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor do biocombustível, as sucroenergéticas estocavam 3,7 bilhões de litros em 1º de janeiro, retração de 20,5% ante um ano antes.
Anidro e hidratado
No primeiro dia de 2026, os estoques de anidro registraram uma queda anual de 17,2% em relação a um ano antes, indo a 2,97 bilhões de litros. No comparativo com a posição em meados de dezembro, a redução foi de 10,5%.
Em São Paulo, as usinas estocavam 1,7 bilhão de litros do etanol a ser misturado à gasolina, diminuição de 13,2% ante um ano antes.
Também houve baixa nos volumes armazenados do produto em todos os principais estados produtores do Centro-Sul. A retração mais significativa foi registrada em Mato Grosso do Sul, com 41,9%.
O armazenamento de hidratado no Centro-Sul em 1º de dezembro, por sua vez, apresentou uma queda anual de 21,4%, indo a 4,1 bilhões de litros. Na comparação quinzenal, a baixa foi de 11,6%.
Ao final da segunda quinzena de dezembro, as usinas paulistas estocavam 2,01 bilhões de litros do etanol utilizado para abastecer diretamente o tanque dos veículos, queda anual de 25,8%.
Entretanto, dentre os principais estados produtores do Centro-Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso contabilizaram altas na armazenagem de hidratado, com 45,3%, 16,9% e 10,4%, respectivamente.
Fonte: Nova Cana