
Por Yasmin Gomes
A Delegacia Seccional, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) fiscalizaram postos de combustíveis em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a cerca de 87 quilômetros da capital paulista, nesta quarta-feira (09/04).
Denominada “Truque na bomba”, a operação fiscalizou, ao todo, 10 estabelecimentos comerciais. Um deles, localizado nas imediações do Lago do Taboão, teve todas as bombas lacradas devido às irregularidades. Segundo a Polícia Civil e os fiscais, há uma possível adulteração de combustível, além de questões relacionadas a aferição das bombas e outras eventuais irregularidades administrativas.
Detalhes do caso
O gerente do estabelecimento foi preso em flagrante por crime contra a ordem pública. Ele não teve arbitrada fiança e aguardará audiência de custódia. A pena mínima é de cinco anos de detenção. O proprietário do posto não foi localizado pela polícia.
Segundo o delegado Sandro Montanari, ao abastecer o veículo, o consumidor perdia um litro de gasolina, que era contabilizado no visor, mas não ia para o tanque de combustível.
Fiscalização da ANP
Em março a ANP publicou uma nova proibição, o chamado “preço de fachada”, uma tática que tem causado frustração entre os motoristas. O objetivo é proteger os consumidores de práticas enganosas.
Fonte: Gazeta de S.Paulo