
Turbulências geopolíticas, guerra comercial, câmbio volátil, variáveis internas e externas como a política de precificação da Petrobras, o mercado de biodiesel, ou sanções ao maior fornecedor de diesel para o Brasil, a Rússia, dentre outros fatores, são desafios para qualquer empresa ao comprar diesel, um dos principais insumos na composição de custos logísticos e agrícolas. Esse cenário muda com o uso da tecnologia e o peso da experiência nesse mercado, que juntos, permitem economizar na aquisição de grandes volumes de diesel e minimizar a dependência do mercado spot e outras formas tradicionais de comercialização.
Foi esta a principal conclusão de especialistas que participaram da 16ª edição da série de Lives “Conexão SCA Brasil”, exibida ao vivo pelo YouTube e Linkedln, nesta terça-feira (23/09). Com participação do head de suprimentos da SCA Brasil Aliança, Diego Lopes, o programa teve como convidado o gerente de suprimentos da Tietê Agroindustrial, Danilo Briza Costa, responsável pela aquisição de diesel utilizado em diversos processos ligados ao cultivo de cana-de-açúcar, do plantio ao processamento e entrega dos produtos finais.
“Grandes compradores de diesel, embora acompanhem a dinâmica do mercado, ainda seguem um modelo de negociação que propõe apenas cotações apresentadas no dia-a-dia. Ocorre que, ao longo do ano, os preços negociados, sem uma parametrização adequada, oneram os custos sem que o gestor perceba”, explica o executivo da SCA Brasil Aliança.
Segundo Lopes, uma das formas de atenuar estes efeitos é criar uma estrutura de inteligência de suprimentos, que, no momento da contratação permita às empresas analisar as variáveis de custos e comparar rapidamente os preços entre fornecedores, identificando aquelas que apresentam vantagens ou desvantagens, focando em otimizações e oportunidades adicionais de economia.
Além dessa análise na negociação, a plataforma desenvolvida pela SCA Brasil Aliança, o ePrice, promove eficiência comercial ao comparar em tempo real as condições negociadas com notas fiscais eletrônicas, identificando distorções, alertando os gestores e permitindo avaliar o desempenho dos fornecedores em relação aos parâmetros negociados, além de, principalmente, manter as condições competitivas obtidas no momento da negociação ao longo de todo o período de fornecimento.
Danilo Briza Costa, da Tietê Agroindustrial, ressalta as vantagens obtidas desde a adesão ao ePrice, mesmo que a companhia, eventualmente, busque oportunidades no mercado spot, como parte de sua estratégia de redução do custo total de aquisição. “De abril a agosto de 2025, a empresa consumiu cerca de 8,7 milhões de litros de diesel. Com a plataforma, foi possível comprar, em média, R$ 0,11 por litro abaixo do preço corrente. Isso gerou uma economia entre R$ 800 mil e R$ 900 mil no período”, enfatiza Briza.
O executivo da Tietê Agroindustrial acrescenta que o resultado depende da variação dos preços do petróleo e do diesel importado, mas o processo de comparação periódica com cotações de mercado orienta melhores decisões de compra e ajuda na percepção e maximização dos ganhos para a empresa. Para Lopes, é o conjunto de informações que possibilita a realização de uma análise adequada, bem como contribui para uma melhor tomada de decisão, ou seja, deve-se analisar o filme completo das operações e não apenas uma foto.
A SCA Brasil Aliança contou com o apoio da Level Group, consultoria global em soluções de compras, para mapear, otimizar e automatizar seus processos. A parceria também foi decisiva para o desenvolvimento do ePrice, consolidando a SCA Brasil Aliança como protagonista na adoção de tecnologias para tornar a gestão de suprimentos mais eficiente.
Transmitidas mensalmente ao vivo, as lives da série ‘Conexão SCA Brasil’ foram criadas para examinar assuntos de destaque no contexto do agronegócio nacional, com prioridade para temas próximos dos combustíveis renováveis e das compras corporativas em grupo, principais áreas de atuação da SCA Brasil.
Agendas transversais e de ampla relevância para o agro também são abordadas, sempre com convidados especiais de reconhecida competência e qualidade. Além do YouTube e do LinkedIn, todas as edições também estão disponíveis em formato de podcast na página da série na plataforma Spotify. A série é apresentada pelo jornalista Adhemar Altieri, da MediaLink Comunicação Corporativa, com produção técnica da Propano Filmes.
Assista pelo canal da SCA Brasil no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=cxlTS0cQ7DQ
Assista pela página da SCA Brasil Aliança no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/events/7374086616455348226/
Página da série “Conexão SCA Brasil” no Spotify:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/conexo-sca-brasil/