O consumo de diesel B (misturado com biodiesel) do Brasil deve alcançar 67,7 bilhões de litros em 2024, estimou nesta quarta-feira a StoneX, elevando em aproximadamente 200 milhões de litros sua previsão, com avanço da economia e aumento na demanda por fretes. Com a nova projeção, a expectativa é de um aumento de 3,4% do consumo de diesel no país neste ano ante 2023.
“A manutenção do avanço do PIB nacional acima do esperado e o nível elevado das exportações de bens pelo país contribui para um consumo mais acelerado do combustível, com o crescimento do transporte de cargas influenciando diretamente na movimentação de veículos pesados nos modais rodoviários brasileiros”, disse a consultoria, em relatório.
Para 2025, as projeções de consumo também cresceram, totalizando 69,9 bilhões de litros, ante 69,1 bilhões na projeção anterior. Com a nova estimativa, a perspectiva é de um aumento de 3,2% no consumo no próximo ano, ante 2024. “O forte desempenho do setor de combustíveis no Brasil trouxe um cenário ainda mais positivo para o biodiesel”, disse o relatório.
Biodiesel em alta
No caso do biodiesel, a previsão é de um aumento de 23,6% nas vendas neste ano ante 2023, para 9,2 bilhões de litros. Para 2025, a revisão positiva da StoneX para o diesel B traz também um leve ajuste para cima nas estimativas de crescimento das vendas de biodiesel, que devem atingir 10,2 bilhões de litros, aumento de 11,1% em relação a 2024.
Em função de uma participação ligeiramente menor que a esperada do óleo de soja na matriz de biodiesel nos últimos meses, o consumo estimado do óleo de soja para o biocombustível passou por leve ajuste de 8,3 milhões para 8,2 milhões de toneladas em 2025.
Ainda assim, o volume representa um aumento superior a 1 milhão de toneladas de óleo de soja, com crescimento anual de 16,7%, destacou a StoneX — a oleaginosa responde por cerca de 75% da matéria-prima utilizada para a produção do biodiesel no Brasil. Em março do próximo ano está programado um aumento da mistura de biodiesel no diesel de 14% para 15%.
A StoneX previu ainda um avanço da demanda por diesel A (puro) de 0,8% neste ano ante 2023, para 58,6 bilhões de litros. Para 2025, a expectativa é de aumento de 1,9%, apesar do crescimento na mistura de biodiesel.
Fonte: Revista RPANews