SCA Brasil avalia perspectivas para safra canavieira 2024-2025
A próxima temporada de moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, com início em abril, deverá registrar números semelhantes aos verificados no ciclo 2023-2024. Martinho Seiti Ono, presidente da SCA Brasil, avalia que mesmo considerando uma revisão para baixo nos níveis de produtividade em 2024-2025, as usinas do Centro-Sul poderão esmagar um total de até 640 milhões de toneladas de cana.
De acordo com o executivo, este volume seria potencializado pelo aproveitamento da cana “bisada”, aquela colhida fora de época. Ono pondera que a projeção de 640 milhões de toneladas para a futura safra certamente terá ajustes ao longo deste ano, principalmente devido a questões de ordem climática.
No atual ciclo 2023/2024, o clima adverso atrasou a produção canavieira em quase todas as regiões do Brasil. Excesso de chuvas no Norte e Nordeste e seca no Centro-Sul, principalmente a partir de setembro/outubro, prejudicaram o ritmo normal da colheita. Como resultado, muitas unidades produtoras terão de estender suas operações até o próximo mês de março.
Mesmo assim, Ono revela que somente no mês de dezembro, o segmento sucroenergético nacional processou 20 milhões de toneladas de cana, o que não era fabricado desde 2015. No acumulado da safra até a segunda quinzena de dezembro, a moagem atingiu 638,4 milhões de toneladas, um aumento de 18,29% na comparação com o mesmo período da safra anterior.