Rondonópolis e Paulínia ligadas por uma linha férrea

Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo — Foto: Maria Tereza Correia/Valor

A Ultracargo inaugura em junho um novo ramal ferroviário de 4,4 km, conectando Rondonópolis (MT) a Paulínia (SP), com investimento de R$ 200 milhões. Segundo reportagem do Valor Econômico, os investimentos visam otimizar o agronegócio e o etanol de milho do Centro-Oeste, sendo que a via reduzirá em até três dias o transporte de etanol, substituindo caminhões por trens.

Com previsão de movimentar 6 milhões de m³ anuais, o projeto integra o terminal da Opla, uma joint venture entre Ultracargo e BP, facilitando o fluxo de biocombustíveis e derivados de petróleo. Outro terminal em Palmeirante (TO) será conectado ao Porto de Itaqui (MA), ampliando a logística no Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. A Ultracargo também planeja um terminal em Miritituba (PA), reforçando seu foco no Arco Norte.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)