Por Camila Souza Ramos
A Raízen está preparando uma emissão de green bonds com prazo entre 10 e 30 anos. A proposta já recebeu avaliação das agências de classificação de risco Fitch e S&P Global Ratings.
Os relatórios das agências divulgados nesta manhã afirmam que os títulos serão sem garantia e que o prazo dos green bonds ficará entre 10 e 30 anos, mas não mencionam o valor ofertado. A emissão deverá ser realizada pela subsidiária Raizen Fuels Finance S.A., com garantia da Raízen e sua subsidiária Raízen Energia.
Segundo as agências, a Raízen vai utilizar os recursos para gerenciamento da dívida, incluindo a recompra de notes que vencem em 2027 e financiar ativos e projetos compatíveis com o selo verde, o que pode incluir investimentos em energia renovável e em eficiência energética.
Tanto a Ficth como a S&P Global Ratings atribuíram nota ‘BBB’ à proposta de emissão, os mesmos ratings atribuídos à companhia por ambas.
A S&P espera que a alavancagem da Raízen caia de 3,6 vezes em junho de 2023 para 3 vezes no fim desta safra. A Fitch espera que a companhia encerre a temporada atual com um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 14,5 bilhões, e de R$ 16 bilhões na próxima safra (2024/25).
Procurada, a Raízen preferiu não comentar sobre a emissão dos green bonds.
Fonte: Globo Rural