
Thiago Dantas
A produção de açúcar na Índia, segunda maior produtora mundial, deve cair para 26 milhões de toneladas nesta safra, um milhão de toneladas a menos do que as estimativas iniciais do setor. A queda na oferta pressiona o mercado global e impulsiona os preços do açúcar.
O recuo na produção é atribuído a doenças que afetam a safra de cana-de-açúcar em Uttar Pradesh, principal região produtora do país, segundo Ravi Gupta, diretor executivo da Shree Renuka Sugars Ltd, durante a Conferência do Açúcar de Dubai.
Com a menor oferta, os preços para fornecimentos imediatos devem subir. Apesar da expectativa de recuperação na próxima safra, que começa em outubro, o mercado global pode enfrentar um período de escassez de curto prazo, agravado pela menor produção na Tailândia.
Esse cenário já reflete nos futuros do açúcar branco, que acumulam alta superior a 8% neste mês. A demanda pelo produto segue forte, especialmente diante da menor disponibilidade na União Europeia e na Tailândia. Além disso, o Paquistão pode precisar de importações adicionais para suprir seu consumo interno, aumentando ainda mais a pressão sobre os preços.
Fonte: Canal Rural