
Foto: Getty Images
Por Paulo Santos
As mudanças em torno das metas do biodiesel nos EUA derrubaram os preços do óleo de soja na bolsa de Chicago e, de quebra, arrastaram as cotações do grão. Nesta quinta-feira (15/05), os papéis da oleaginosa para julho fecharam em baixa de 2,46%, a US$ 10,5125 o bushel.
O óleo de soja registrou queda de quase 6% no mercado externo hoje, após a revisão para baixo das metas de biodiesel nos EUA em 2026. Enquanto entidades do setor produtivo americano defendiam 5,25 bilhões de galões, o volume caiu para 4,6 bilhões.
“Essa redução representa uma diferença de até 650 milhões de galões em relação às expectativas anteriores. Considerando que são necessárias aproximadamente 7,5 libras de óleo de soja para produzir um galão de biodiesel, essa diferença pode significar uma demanda reduzida de cerca de 2,2 milhões de toneladas de soja”, destacou, em nota, a consultoria Royal Rural.
Para Ênio Fernandes, analista da Terra Agronegócios, além da redução das metas, as declarações de que o governo americano deve liberar a importação de óleos vegetais de destinos como China e Canadá também jogou pressão adicional sobre as cotações, que já estão em um canal de baixa pelo progresso rápido da safra nos EUA em 2025-2026. “Quando olhamos as previsões de clima mais esticadas, vemos uma condição muito boa, o que deve acelerar ainda mais o plantio de soja americano”, destacou Fernandes.
Fonte: Globo Rural