NOVA CANA – Após um ciclo de bons resultados, os produtores de cana-de-açúcar estão atentos a um fator incontrolável: o tempo. Na média das 23 empresas (incluindo bancos, usinas e consultorias) que cederam estimativas de produção e produtividade ao NovaCana, a moagem deve ser de 605,55 milhões de toneladas em 2024/25.
Assim, o valor está 48,88 milhões de toneladas abaixo das 654,43 milhões de toneladas moídas em 2023/24, representando uma queda de 7,4%, conforme números finais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgados em 12 de abril.
Em relação ao levantamento anterior, feito pelo NovaCana em dezembro, houve uma baixa de 2,3% na média das consultorias – no entanto, a amostragem não contém necessariamente as mesmas empresas ou tampouco igual número de participantes. A época, foram consultadas dez companhias que estimaram uma moagem de, em média, 619,93 milhões de toneladas.
Ainda assim, o ciclo 2024/25 tem potencial de ser uma safra grande, superior aos ciclos 2021/22 e 2022/23, e em linha com 2020/21. Além disso, a temporada recém-iniciada deverá ultrapassar as 600 milhões de toneladas.
Considerando a variação das médias entre as duas sondagens feitas para o ciclo 2024/25, as empresas estão mais altistas quanto ao mix de açúcar e, consequentemente, à produção do adoçante; mas estão mais baixistas quanto à moagem e à fabricação total de etanol. Além disso, a perspectiva para o anidro caiu entre as pesquisas, enquanto a visão para o hidratado aumentou.
Conforme levantamento feito e divulgado com exclusividade pelo NovaCana, a menor estimativa de moagem veio da Sucden e do Itaú BBA, ambos esperando 590 milhões de toneladas, e a maior do banco BTG Pactual, com 648 milhões de toneladas – a diferença entre os valores é de 58 milhões de toneladas. Observando estimativas de safras anteriores, coletadas em períodos similares, essa é a maior elasticidade desde 2014/15.
Confira a reportagem completa na versão restrita aos assinantes do NovaCana, com números de:
- Agroconsult
- Archer Consulting
- Bioagência
- BP Bunge
- BTG Pactual
- Czarnikow
- Datagro
- FG/A
- Green Pool
- Hedgepoint
- Itaú BBA
- Louis Dreyfus Company (LDC)
- Pecege Consultoria e Projetos
- Rabobank
- Raízen
- S&P Global
- Safras & Mercado
- StoneX
- SCA Brasil
- Sucden
- Unica
- USDA
- Wilmar
Fonte: NovaCana