Pietro Mendes é indicado para a ANP

Pietro Mendes — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Petrobras anunciou na quarta-feira (04/12) que o atual presidente do conselho da empresa, Pietro Mendes, foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo reportagem do Valor Econômico, a indicação precisa ser confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Mendes continuará na Petrobras durante esse processo.

Essa mudança marca o início de outras reformulações esperadas na Petrobras e na ANP. A perspectiva de um aumento da influência do Partido dos Trabalhadores (PT) na estatal gerou reações no mercado financeiro, resultando em quedas nas ações da Petrobras. A ação preferencial caiu 0,63%, enquanto a ordinária recuou 0,96%.

Mendes, que também ocupa a secretaria de petróleo e gás do MME, pode substituir Rodolfo Saboia na direção-geral da ANP até 22 de dezembro. A saída de Mendes abriria espaço para novos nomes no conselho da Petrobras, com Bruno Moretti e Rafael Dubeux sendo cotados para sua presidência. A indicação de Mendes poderá enfrentar questionamentos durante a sabatina no Senado, especialmente por causa de processos anteriores envolvendo sua conduta. Além disso, a renúncia de Mendes ao conselho poderia levar à necessidade de novas eleições, conforme as regras do estatuto da Petrobras.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)