A Petrobras (PETR4) reportou uma produção média de 2,689 milhões de barris diários de óleo equivalente no terceiro trimestre de 2024, marcando uma queda de 6,5% em relação ao mesmo período de 2023. Em comparação com o segundo trimestre deste ano, a produção se manteve estável. O FPSO Sepetiba, no campo de Mero, destacou-se com a entrada de três novos poços, e o campo de Tupi alcançou 3 bilhões de barris acumulados, um marco histórico. A reportagem é do jornal Estadão.
A produção comercial de óleo e gás foi de 2,337 milhões de boe/d, com uma redução de 7,9% em relação ao terceiro trimestre de 2023. A produção de petróleo caiu para 2,129 milhões de bpd, enquanto a produção de gás natural ficou estável em 525 mil boe/d.
As vendas internas de derivados caíram 2,7% no trimestre, totalizando 1,771 milhões de barris por dia. As vendas de diesel recuaram 5,1% em comparação anual, mas cresceram 6% em relação ao segundo trimestre. No segmento de gasolina, houve uma retração de 4,8% anualmente, mas um aumento de 1% em relação ao trimestre anterior.
A produção total de derivados foi de 1,818 milhão de barris por dia, uma leve queda de 0,6% em comparação anual, mas um crescimento de 4,2% em relação ao trimestre anterior. O fator de utilização do parque de refino foi de 95%, destacando um ótimo desempenho operacional e um recorde de produção de gasolina no trimestre. As vendas de produtos renováveis também mostraram um crescimento significativo, atingindo 3,7 Mbpd em setembro.
Íntegra da matéria: Estadão (para assinantes)