
A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) enviou um comunicado nesta quinta-feira, 10, sobre o processo de revisão do modelo Consecana-SP. O texto responde a uma reportagem do Globo Rural a respeito de impasses na atualização dos cálculos utilizados para a precificação da cana-de-açúcar.
No documento, a Orplana relembra que o Consecana-SP contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para um estudo técnico com o objetivo de subsidiar a revisão do modelo. “Diversas reuniões foram realizadas, inclusive onde as duas entidades solicitaram esclarecimentos”, disse, referindo-se à própria Orplana e à União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), que representa as usinas.
“A Orplana destacou a necessidade de aprofundamentos técnicos em diversos pontos, especialmente relacionados ao Capex industrial. Tais observações e necessidades de detalhamentos foram registrados em ata”, relata. Além disso, a entidade afirma que, até o dia 9 de abril de 2025, os estudos ainda não haviam sido entregues em sua totalidade.
“Algumas etapas seguem pendentes e, portanto, não há validação final do conteúdo. A afirmação de que a Orplana estaria dificultando o avanço das negociações é infundada. Ao contrário, a entidade permanece empenhada em garantir que a revisão seja conduzida com o rigor técnico necessário, transparência e equilíbrio entre os elos da cadeia produtiva”, complementa.
A representante dos produtores ainda ressalta que os estudos da FGV devem servir como base para análise da diretoria do Consecana-SP. Assim, eles devem ser posteriormente avaliados por um grupo técnico composto por membros da Orplana e da Unica, que poderá validar ou sugerir ajustes.
“A Orplana reafirma seu total interesse na conclusão célere dos estudos, por entender que esse processo é estratégico para o setor, trazendo maior previsibilidade e segurança a todos os envolvidos”, afirma o comunicado, que segue: “Ao mesmo tempo, reforça que não compactua com meias-informações ou versões unilaterais do andamento dos trabalhos, inclusive aquelas divulgadas por meio da imprensa”.
Atualmente, a Orplana representa 35 associações e mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar em todo o país. Por conta disso, a entidade integra o Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (Consecana-SP), onde atua ao lado da Unica.
Fonte: NovaCana