Organização internacional reconhece etanol de milho para produção de combustível sustentável de aviação

Foto: Alexandre Lago/Folhapress

A Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional) aprovou, na última sexta-feira (27/06), medida que reconhece o milho de segunda safra (safrinha) como um meio mais sustentável de produzir matéria-prima para a produção de SAF (combustíveis sustentáveis de aviação, na sigla em inglês).

A decisão foi apoiada por todos os países votantes, menos os Estados Unidos, segundo informou o MME (Ministério de Minas e Energia), que participou da articulação pela aprovação da medida, em conjunto com o MRE (Ministério das Relações Exteriores) e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo explicou o MME, a decisão da organização cria uma metodologia alternativa de cálculo de mudança induzida de uso da terra (ILUC) que reconhece os benefícios ambientais e produtivos da prática de múltiplas culturas (ou culturas sequenciais) na produção de SAF, com destaque para a safrinha do milho. As chamadas “múltiplas culturas” são o cultivo de duas ou mais safras por ano na mesma área, o que é favorecido, no Brasil, pelas condições climáticas.

Na decisão da Oaci, foram aprovados ainda “os valores de intensidade de carbono da rota de produção de SAF a partir do etanol de milho da segunda safra brasileira, por meio da tecnologia conhecida como Ethanol-to-Jet”, disse, em nota, o ministério.

Fonte: Agência Infra