
Por Datagro
Em relatório mensal divulgado nesta quarta-feira (15), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) projetou um aumento de 1,43 milhão de barris por dia (bpd) na demanda global por petróleo em 2026, mantendo uma taxa de crescimento próxima à esperada para 2025, de 1,45 milhão de bpd. Esta é a primeira previsão da Opep para o ano de 2026.
De acordo com o relatório, os combustíveis para transporte devem liderar o aumento da demanda, impulsionados pelo crescimento das viagens aéreas. “O tráfego internacional e doméstico continuará a aumentar, expandindo o consumo de combustíveis para aviação”, afirmou a Opep.
A previsão para 2024 foi revisada para baixo, com um corte de 1,5 milhão de bpd no crescimento da demanda, frente aos 1,61 milhão de bpd estimados no mês anterior. Este foi o sexto ajuste consecutivo para o ano. Em julho de 2024, a projeção do cartel indicava um aumento de 2,25 milhões de bpd, evidenciando um cenário de incerteza e desaceleração no curto prazo.
As perspectivas da Opep para um crescimento contínuo na demanda por petróleo nas próximas décadas contrastam com as da Agência Internacional de Energia (IEA). A IEA prevê que a demanda global por petróleo atingirá o pico ainda nesta década, à medida que o mundo acelera a transição para fontes de energia mais limpas.
Fonte: UDOP