Na indústria automobilística atual, de alta tecnologia e altas apostas, as fortunas podem mudar rapidamente, e não há melhor exemplo disso no momento do que a Toyota Motor.
Em vez de apostar nos veículos elétricos puros, a montadora japonesa apostou nos veículos híbridos e parece ter feito uma boa escolha. A reportagem do Estadão deste fim de semana analisa o ritmo em que a Toyota vem investindo nessa tecnologia, e menciona que o mercado chegou a considerar esse ritmo como “letárgico”, comparando com outras concorrentes, que apostaram pesado nos veículos elétricos, enquanto a Toyota vendia os híbridos.
Ela introduziu apenas dois modelos totalmente elétricos nos Estados Unidos até agora, apostando que seus híbridos a gasolina-elétricos e veículos híbridos plug-in, pelos quais se tornou conhecida, permaneceriam populares e seriam suficientes para lidar com as mudanças climáticas, ao menos por enquanto.
Diante de todo o entusiasmo pelos veículos elétricos nos últimos anos, parecia que a Toyota simplesmente não tinha entendido o cenário. Mas o que aconteceu nos últimos seis meses, é que as vendas de veículos elétricos desaceleraram, e os compradores de carros americanos, que buscam cortar suas contas de combustível, têm migrado para os híbridos. Agora, as vendas da Toyota estão crescendo, e a empresa está reportando lucros enormes.
A Toyota, uma empresa japonesa, é considerada maior montadora do mundo: ela vendeu mais de 11 milhões de veículos em 2023 A súbita força da Toyota serve como um lembrete de como a indústria automotiva está mudando profundamente. Tecnologias em desenvolvimento, como veículos elétricos, microchips avançados e software, estão transformando o que era um setor estável e de movimento lento em uma indústria dinâmica, na qual até mesmo fabricantes ágeis e bem gerenciados podem ser desviados de seu curso.
Fonte: Estadão