O artigo é assinado pelo presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), Rubens Barbosa, e publicado no jornal Estadão, diz respeito à eleição de Donald Trump. No texto, o diplomata preconiza que haverá profundas repercussões na política interna dos EUA e no cenário internacional, afetando geopolítica, economia global e temas como meio ambiente e imigração.
As políticas econômicas de Trump, se implementadas, podem impactar a inflação e o comportamento do dólar, afetando também o Brasil. As relações entre Brasil e EUA devem continuar, mas promessas de Trump sobre a Venezuela e tarifas de importação geram preocupações.
A agenda ambiental e climática será prejudicada, com Trump abandonando o Acordo de Paris. Além disso, a política externa brasileira enfrentará desafios com a aproximação ao Brics e a China, além de possíveis deportações de brasileiros. O avanço da direita na América Latina será incentivado por Washington, enquanto a retórica de Lula pode agravar tensões. Assim, é urgente que o Brasil reafirme sua posição de independência em relação a potências globais.
Íntegra do artigo: Estadão (para assinantes)