O e-fuel como opção para descarbonizar os transportes

Foto: Engin Akyurt/Unsplash

O jornal Valor Econômico traz um artigo assinado por Sergio Eminente, especialista no setor automotivo e sócio da Kearney, consultoria de gestão presente em 40 países. Em síntese, o texto defende uma saída sustentável no contexto dos biocombustíveis e combustíveis sintéticos (também chamados de e-fuels), que o autor considera como alternativa de destaque.

No artigo, o executivo pontua aspectos relevantes do cenário que envolve a descarbonização do planeta, considerando a relevância do setor de transportes. O setor, que representa cerca de 20% das emissões globais de gases do efeito estufa, cresce tanto quanto a população global. A projeção é que esta frota continue aumentando nas próximas décadas, acompanhando a evolução demográfica.

A certeza desse crescimento coloca no horizonte o desafio da descarbonização do setor que, assim como os outros, precisa cumprir sua cota na redução da emissão de gases de efeito estufa. Há, entretanto, a questão dos veículos pesados, tais como aviões, navios de carga e caminhões.

“Aqui, falamos de modelos cuja eletrificação é inviável, já que exigem grandes quantidades de energia para percorrer longas distâncias, tornando a eletrificação complexa, pelo menos com as atuais tecnologias de baterias. Hoje, o alto custo e a baixa densidade energética das baterias são as principais barreiras para eletrificação nesses segmentos”, diz Eminente.

Íntegra do artigo: Valor Econômico (para assinantes)