A declaração foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante inauguração da maior planta global de produção de etanol de segunda geração (2G), em Guariba, no interior de São Paulo. Lula exaltou o biocombustível obtido a partir da cana-de-açúcar e do milho dizendo que será “garoto-propaganda”, no mundo, da empresa Raízen, responsável pela unidade.
Acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e de ministros como Alexandre Silveira, de Minas e Energia, Lula citou o fato de o Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de etanol. A planta em Guariba faz parte da estratégia brasileira que busca investir em um produto cuja demanda cresce no mundo em razão da economia de baixo carbono.
O 2G é feito a partir do bagaço da cana, palha e outros elementos residuais, gerando menor impacto ambiental. Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, lembrou que a Raízen estará na comitiva de sua viagem para a China, na próxima semana, para “levar o etanol para a Ásia”.
Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)