Operações mais eficientes nos âmbitos da logística, comunicação, transporte e na gestão de pessoas trazem também segurança em toda a cadeia em torno dessas demandas, e com o uso de Inteligência Artificial (IA). Questões triviais como rota, horário de partida, parada e chegada, roteirização mais segura, bem como a gestão de equipes de trabalho em empresas de transporte – trens, ônibus e caminhões, têm sido geridas pelas novas tecnologias, reduzindo custos extras, os mais diversos, com eficiência.
Reportagem do jornal Valor Econômico traz a questão em pauta, observando, entretanto, que a organização de dados dessas empresas é o grande desafio a ser vencido pela IA. Outra questão é o custo de implementação, especialmente para a grande maioria das empresas de transporte do país, que tem poucas unidades e que precisariam ter acesso a outro patamar de custos.
Os investimentos que as empresas têm feito nem sempre geram o retorno financeiro esperado, segundo pesquisa da McKinsey Brasil no segmento de supply chain, que envolve a área logística. Das 34 entrevistadas de diversos setores, 13% avaliam extrair o máximo impacto de tecnologias combinadas nos processos, enquanto 21% responderam que não estão extraindo o potencial total e 66% ainda estão começando a jornada. Segundo o levantamento, as companhias reconhecem que as tecnologias têm grande potencial de gerar impacto financeiro. “O ponto chave é escalar para o que vai gerar valor, criar processos e desenvolver habilidades”, diz Edson Guimarães, sócio associado de Supply Chain da McKinsey.
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