
Por Jalles
A Jalles está entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil em 2024, de acordo com a lista da Forbes, divulgada este mês. A elaboração da lista levou em consideração o uso intensivo da IA e outras soluções como a produção do biogás e combustíveis renováveis a partir da vinhaça da cana-de-açúcar.
“A inovação está no DNA da Jalles e é um dos nossos valores. Investimos em novas tecnologias para reduzir custos de produção, aumentar a produtividade agrícola e implementar soluções mais sustentáveis ao negócio”, ressalta o CEO da empresa, Otávio Lage de Siqueira Filho.
Além da Jalles, compõem a lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil em 2024: Boston Scientific, FIAT, Gerdau Graphene, HP, Inpasa, Itaú Unibanco, Microsoft, Philips e Stefanini.
Inovação e pioneirismo
A Jalles foi fundada em 1980, por Otávio Lage de Siqueira, em Goianésia/GO. Atualmente possui três unidades industriais, sendo duas em Goiás e uma em Santa Vitória/MG. A empresa emprega diretamente mais de 6.000 colaboradores, sendo 25,4% de mulheres, o que faz da Jalles a usina que mais emprega mulheres no Brasil.
A empresa sempre foi pioneira em várias inovações. Em 2000, foi a primeira usina em Goiás a produzir energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
Nos últimos anos, destacam-se a abertura do capital na bolsa de valores em 2021, sendo a primeira agroindústria goiana na B3, e uma parceria inédita com a TIM, que possibilitou conectividade no campo. Hoje, a empresa monitora em tempo real as operações agrícolas e industriais, melhorando a produtividade e economizando recursos.
Além disso, as práticas de manejo agrícola são um diferencial da Jalles. Aplicação de insumos em taxa variada, parceria com institutos de pesquisa agrícola para desenvolvimento de novas variedades de cana mais adaptadas e responsivas ao ambiente local, utilização de drones e veículos aéreos não tripulados (VANTs) para georreferenciamento e para pulverização e controle biológico nos canaviais.
O uso da biotecnologia, por meio da produção de vespas que são liberadas nos canaviais com drones para o controle de pragas, é uma solução ecológica e utilizada principalmente nas áreas de cultivo orgânico. A Jalles é uma das maiores exportadoras de açúcar orgânico do mundo, com uma produção de cerca de 80 mil toneladas por ano.
Biogás e biometano
Em 2023, Jalles e a Albioma (empresa francesa especialista na geração de energia a partir da biomassa) inauguraram, na Unidade Otávio Lage em Goianésia/GO, a primeira planta de biogás a partir da vinhaça no Estado de Goiás. O biogás é utilizado para aumentar a cogeração de energia.
Em abril de 2025, a Jalles anunciou a assinatura de um contrato de compromisso de investimento com a Albioma para viabilizar a produção e comercialização de biometano. O combustível renovável será obtido por meio da purificação do biogás.
A iniciativa reforça o compromisso da Jalles com a sustentabilidade e a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável. O biometano pode ser utilizado como combustível em residências, indústrias e veículos; e como alternativa de combustível para a caldeira da termelétrica da Unidade Otávio Lage, ampliando a eficiência energética da unidade.
Fonte: UDOP