
do CIAI — Foto: Divulgação
A Catarina Fertilizantes e o Grupo Saes planejam investir US$ 800 milhões na criação do Complexo Industrial Agrícola de Itiquira (Ciai), no Mato Grosso, MT. O projeto visa gerar R$ 18 bilhões anuais até 2030 e obteve licenças para iniciar as obras. Conforme matéria do Globo Rural, o complexo em 360 hectares incluirá instalações para etanol, biodiesel e fertilizantes, com capacidade para processar 4 milhões de toneladas de grãos por ano.
“A iniciativa busca enfrentar a carência de infraestrutura e insumos competitivos na região, aproveitando sua posição estratégica”, afirma o diretor de desenvolvimento estratégico da Catarina Fertilizantes, Iran Manfredini, que é sócio do Ciai.
A reportagem destaca a meta de alcançar 20% do mercado de fertilizantes, partindo dos atuais 3%. O projeto, dividido em fases, incluirá usinas de etanol e biodiesel, esmagadoras de soja e algodão, e uma usina fotovoltaica de 56 MW. O Ciai promete criar 800 empregos diretos e 3.000 indiretos, financiado por recursos próprios e de terceiros.
Íntegra da matéria: Globo Rural