Indonésia retoma desembolso de fundos para biodiesel e replantio de palmeiras

Biocombustível fabricado a partir de grãos — Foto: Getty Images

Por Reuters

A agência de fundos de óleo de palma da Indonésia retomou os desembolsos de recursos para subsidiar o biodiesel e os programas de replantio de palmeiras, após uma breve pausa para reorganização, disse Achmad Maulizal, funcionário da agência, nesta quarta-feira.

O desembolso foi suspenso na semana passada, quando a agência passou por mudanças após ganhar a competência de gerir programas de cacau e coco, incluindo esquemas de replantio. O desembolso foi retomado depois que o Ministério da Fazenda indonésio emitiu um decreto detalhando a nova função da agência, que passou a se chamar Plantation Fund Management Agency.

De acordo com o decreto tornado público nesta quarta-feira, o governo também encarregou a agência de financiar programas de segurança alimentar e o setor de processamento de produtos de plantação. O decreto não mencionou nenhum novo esquema de cobrança de impostos para apoiar o escopo ampliado da agência. Antes da mudança de nome e da reorganização, a agência cobrava impostos sobre as exportações de óleo de palma para financiar seus programas.

Fonte: BiodieselBr