Índia está pronta a exportar açúcar na nova temporada devido a amplos estoques

Canavial – Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Índia, o segundo maior produtor de açúcar do mundo, terá estoques excedentes suficientes da commodity para permitir as exportações na temporada que começa em 1º de outubro, disse uma autoridade sênior do governo nesta sexta-feira.

As exportações da Índia poderiam pesar sobre os preços globais, mas ajudariam o governo indiano a sustentar os preços locais do açúcar e a garantir que os agricultores recebam o preço mínimo garantido por sua cana das usinas de açúcar.

“Haverá espaço para as exportações de açúcar na nova temporada”, disse Ashwini Srivastava, secretário adjunto do Departamento de Alimentos e Distribuição Pública, em uma conferência global, sem estimar a quantidade disponível para envio ao exterior.

A Índia permitiu a exportação de 1 milhão de toneladas métricas no atual ano comercial, que termina em setembro, apesar de uma queda na produção. Srivastava disse que a produção da próxima temporada parecia boa e que, depois de atender ao consumo doméstico e à necessidade de produção de etanol, haveria estoques suficientes para exportação, disse ele.

É provável que um recorde de 4,8 bilhões de litros de etanol seja produzido na nova temporada a partir de matéria-prima à base de cana-de-açúcar, disse ele. Na quinta-feira, a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia estimou que a produção de açúcar aumentaria para 34,9 milhões de toneladas métricas no ano comercial de 2025/26, que começa em 1º de outubro.

O consumo de açúcar do país na nova temporada deve aumentar para 28,5 milhões a 29 milhões de toneladas métricas em relação aos 28 milhões do ano atual, disse Srivastava. A Índia iniciará o novo ano de comercialização com estoques de 5 milhões de toneladas métricas, abaixo dos 8 milhões no início do ano atual.

Por Reuters

Fonte: Notícias Agrícolas