IA eleva eficiência da moagem da cana

Foto: Unem/Divulgação

Um sistema que integra tecnologias, inclusive Inteligência Artificial, pode ajudar usinas de cana-de-açúcar a ampliarem suas receitas ao permitir ganho de eficiência na moagem da matéria-prima, diz nota do “Brasil Agro”.

O MM.IA (Monitoring Mills ou Monitoramento de Usinas com Inteligência Artificial, em tradução livre), desenvolvido pela consultoria piracicabana ITC, já está em uso pela Usina São Manoel, localizada na cidade paulista do mesmo nome.

O sistema instalado na usina utiliza uma tecnologia de sensores chamada infravermelho próximo (Near Infrared) e Inteligência Artificial para analisar as propriedades da cana durante a operação nas moendas em tempo real.

O monitoramento em tempo real é importante, pois cada touceira de cana tem índices diferentes de açúcar, fibras e água. Tais indicadores são cruciais para ajustar a moenda a fim de extrair mais ATR (Açúcar Total Recuperável).

A partir daí, o sistema aciona a calibragem automática das máquinas, que já eram aptas a isso. “A adaptação foi simples porque trouxe benefícios à usina e facilidade aos operadores”, acrescenta.

Como resultado do uso do sistema integrado, a unidade da São Manoel aumentou em 0,25% o índice de recuperação de açúcar da cana na última temporada e gerou um faturamento extra entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões.

Fonte: Brasil Agro