Guerras, fretes, câmbio: desafios para o mercado de defensivos agrícolas, na 6ª live da série ‘Conexão SCA Brasil’

O mercado brasileiro de defensivos agrícolas, considerado um dos maiores do mundo, vem enfrentando oscilações que impactam custos e preços, oferta e demanda nos últimos meses. As consequências dessa movimentação e as perspectivas para o futuro desse setor vital para o agronegócio estão na pauta da 6ª edição da série de lives ‘Conexão SCA Brasil’, marcada para quinta-feira (22/08) – desta vez em horário diferente, das 14h às 15 h.

Fretes internacionais em alta acentuada, o Real em baixa contra o Dólar americano, conflitos armados afetando a estabilidade global de oferta e o custo do petróleo, queda nos preços das principais commodities de cereais, volatilidade na demanda de insumos, dentre outros assuntos, todos têm uma parcela de ligação com os altos e baixos que esse mercado vem registrando no Brasil. Para examinar as nuances deste assunto, tão estratégico para a competitividade do agro nacional, participam do programa dois especialistas em compras corporativas da SCA Brasil Aliança: o diretor Alexandre Menezio e o head de Estratégia e Inteligência de Suprimentos, Diego Lopes.

Eles vão dialogar com representantes de duas grandes empresas que fornecem esses produtos, particularmente os focados nos segmentos de cana, soja e milho. O lançamento de novos produtos também será discutido com os convidados especiais:

  • O diretor Comercial para Cana e Especialidades da FMC AgrícolaIvan Jarussi;
  • A diretora Latam de Operações e Supply Chain da ADAMAAna Colla.

Para Diego Lopes, além do câmbio desfavorável e fretes em alta que ameaçam os preços dos defensivos agrícolas no Brasil, há riscos de falta de produtos e defaults em entregas, além de gargalos logísticos no atendimento aos produtores. “É um problema que deve ganhar ainda maior evidência no decorrer do segundo semestre deste ano, em especial nas regiões mais afastadas dos grandes centros produtivos”, explica o executivo. Outra preocupação é a demora na compra de insumos por parte de alguns produtores, que sentirão impactos no custo mais elevado quando decidirem fazer suas aquisições.

Transmitidas ao vivo pelos canais da SCA Brasil no YouTube e no LinkedIn, as lives da série ‘Conexão SCA Brasil’ foram criadas para examinar assuntos de destaque no contexto do agronegócio nacional, com prioridade para temas próximos dos combustíveis renováveis e das compras corporativas em grupo, principais áreas de atuação da SCA Brasil. Agendas transversais e de ampla relevância para o agro também são abordadas.

Para a 6ª edição, a transmissão no LinkedIn será realizada na página da SCA Brasil Aliança enquanto a transmissão pelo YouTube permanece no canal habitual, da SCA Brasil. Todas as edições permanecem disponíveis no YouTube e também em formato de podcast, na página da série na plataforma Spotify. A apresentação do sexto programa da série será do jornalista Adhemar Altieri, da MediaLink Comunicação Corporativa, com produção técnica da Propano Filmes.

ANOTE NA AGENDA:
Sexta edição da série de Lives “Conexão SCA Brasil”:
Programa ao vivo no canal da SCA Brasil no YouTube e na página da SCA Brasil Aliança no LinkedIn
Quinta-feira, 22/08/2024, excepcionalmente das 14 às 15hs

Assista pelo canal da SCA Brasil no YouTube. Curta e compartilhe:
https://www.youtube.com/@scabrasil_

Assista pela página da SCA Brasil Aliança no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/sca-brasil-alianca/

Página da série “Conexão SCA Brasil” no Spotify:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/conexo-sca-brasil/