Guerra comercial ameaça indústria brasileira de açúcar orgânico

A Jalles está entre os maiores produtores e exportadores mundiais de açúcar orgânico. (Foto: Adobe Stock)

A indústria brasileira de açúcar orgânico enfrenta uma crise derivada da guerra comercial de Donald Trump, que aumentou as tarifas sobre exportações brasileiras. Com 50% do açúcar orgânico do Brasil indo para os EUA, a imposição de tarifas de 98% ameaça inviabilizar as exportações, impactando produtores como Native, Jalles Machado, Goiasa e Adecoagro.

Os EUA, segundo reportagem do Globo Rural, e importam todo o açúcar orgânico consumido, dependem fortemente do Brasil, que forneceu 46% das importações no último ano. Sem a cota tarifária de 210 mil toneladas, os exportadores brasileiros enfrentam um mercado mais hostil, similar ao cenário europeu, onde o Brasil perdeu espaço para a Colômbia devido a acordos de livre comércio.

No Brasil, a produção de açúcar orgânico enfrenta altos custos de certificação e adaptação industrial, necessários para atender às exigências internacionais. O mercado interno é pequeno, com apenas 12 mil toneladas vendidas anualmente, o que não sustenta a produção sem as exportações para os EUA.

Íntegra da matéria: Globo Rural