FS: expansão do etanol de milho com compromisso de carbono negativo

Usina de etanol de milho da FS em Lucas do Rio Verde-MT (Foto: Divulgação/FS Bioenergia)

A FS, líder na produção de etanol de milho, apresentou um plano ambicioso de tornar sua cadeia produtiva totalmente negativa em carbono. Em entrevista ao Raiz do Negócio– parceria dos portais Infomoney e The AgriBiz –, o CEO da FS, Rafael Abud, descreve a rota de mitigação de emissões da empresa, que vai de 20 g CO₂/MJ para -10 g CO₂/MJ, uma redução de 30 g CO₂ /MJ. Segundo o executivo, cada litro de combustível produzido contribuirá ativamente para a remoção de carbono da atmosfera.

Abud explica que o processo industrial será ajustado para absorver e sequestrar CO₂ durante a produção do etanol. O milho é totalmente aproveitado – etanol, farelo de milho (DDG) e outros subprodutos – garantindo eficiência e redução de resíduos.

A produção de etanol de milho é mais barata que a cana (até 40 % mais econômico) e envolve menores cargas térmicas e elétricas, aumentando produtividade. O biocombustível de milho já detém cerca de 25% do mercado brasileiro, mais barato e já presente em inúmeros tanques de combustíveis.

Íntegra da matéria: InfoMoney