Frio intenso segue e geada se espalha pelo Sul e Sudeste nesta terça; veja previsão para todo o país

Ilustração: Site Radar Sertanejo

Por Roberto Peixoto

A forte massa de ar frio de origem polar que deu início a uma nova onda de frio no Centro-Sul do Brasil deve manter as temperaturas muito baixas nesta terça-feira (12) e favorecer a formação de geada em uma ampla área que vai desde a Campanha Gaúcha, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até regiões serranas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Ao longo da madrugada e nas primeiras horas do dia, o fenômeno atinge também o centro e norte gaúcho, áreas centrais de Santa Catarina e do Paraná, além do sul e interior de São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira.

🍃🧊 Em localidades mais elevadas, há previsão de geada moderada forte (veja MAPA abaixo).

O dia deve começar gelado em capitais como Porto Alegre (RS), que registra mínima em torno de 5 °C e máxima prevista de 20 °C, com sol e tempo firme.

Em Curitiba (PR), os termômetros variam de 4 °C a 19 °C, também com céu limpo. Florianópolis (SC) amanhece com 7 °C e chega aos 20 °C à tarde.

Em São Paulo (SP), a mínima gira em torno de 9 °C e a máxima chega a 20 °C, com períodos de sol entre nuvens.

No Rio de Janeiro (RJ), a terça começa mais amena, com 13 °C, e máxima de 23 °C. Belo Horizonte (MG) tem mínima de 10 °C e máxima de 25 °C.

Na quarta-feira (13), o frio persiste nas primeiras horas do dia, ainda com geada em pontos isolados do Sul e do Sudeste, mas as temperaturas sobem um pouco à tarde, especialmente no Paraná, em Santa Catarina e no interior paulista.

Essa elevação, no entanto, será passageira. A partir de quinta-feira (14), uma nova frente fria de trajetória mais oceânica avança pelo litoral da Região Sul e volta a derrubar as temperaturas, sobretudo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Na sexta-feira (15), cidades da Campanha Gaúcha podem amanhecer com mínimas próximas de 0 °C, e Porto Alegre deve voltar a registrar 5 °C no início do dia.

A semana será marcada por tempo mais seco no Brasil, com influência dessa massa de ar frio e seco de origem polar no Centro-Sul, que mantém as temperaturas baixas e inibe a formação de nuvens de chuva, cenário típico desta época do ano“, afirma Allef Matos, meteorologista da Climatempo.

No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro voltam a sentir o frio entre quinta sexta, com máximas mais baixas e sensação térmica menor por causa dos ventos.

Já Belo Horizonte também terá dias mais amenos, mas sem previsão de frio tão intenso quanto no Sul.

🌧️ Chuva forte na Bahia e ar seco no interior

Já o litoral sul da Bahia segue com tempo instável. A frente fria que chegou à região mantém o risco de chuva moderada a forte até pelo menos quinta-feira (14), com volumes acima da média para agosto.

Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália registram acumulados elevados e há alerta para temporais isolados, especialmente na região de Ilhéus.

Em Salvador (BA), a terça terá mínima de 23 °C e máxima de 28 °C, com chuva intercalada por períodos de sol.

No interior do Brasil, o predomínio é de ar seco. Estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e Goiás, e áreas do interior de Minas Gerais e de São Paulo, devem registrar umidade relativa abaixo de 20% nos períodos mais quentes do dia.

O cenário aumenta o risco de queimadas e exige atenção à hidratação e aos cuidados com a saúde.

Campo Grande (MS) começa o dia com 11 °C e chega a 27 °C à tarde, enquanto Goiânia (GO) registra mínima de 14 °C e máxima de 29 °C, com umidade caindo bastante durante a tarde.

🌡️ Calor e pancadas no Norte e Nordeste

No Norte, o calor predomina, mas há previsão de pancadas de chuva em pontos isolados.

Em Rio Branco (AC), o dia será de sol e baixa umidade, com mínima de 20 °C e máxima de 33 °C. Em Manaus (AM), o calor chega a 32 °C, com possibilidade de chuva rápida à tarde.

Macapá (AP) terá mínima de 24 °C e máxima de 31 °C, com pancadas de chuva no fim do dia e umidade próxima de 100% nos momentos mais chuvosos.

No Nordeste, além da Bahia, outras capitais também podem ter instabilidade. Em Aracaju (SE), a mínima é de 23 °C e máxima de 27 °C nesta terça, com chance de pancadas rápidas.

Maceió (AL) varia de 22 °C a 27 °C, com chuva fraca pela manhã. João Pessoa (PB) e Natal (RN) ficam com máximas de 27 °C e pancadas passageiras ao longo do dia.

Em Fortaleza (CE), máxima de 29 °C e chuva isolada no fim da tarde.

Fonte: G1