Fogo nos canaviais: Impactos dos incêndios e da seca para a safra 2024-2025

Os prejuízos para o setor sucroenergético derivados dos incêndios das últimas semanas já são estimados em mais de R$ 800 milhões. Dados da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) apontam também que mais de 100 mil hectares terão sido afetados ao longo de setembro, ou 2,3% do total da área plantada no estado.

Para analisar as consequências dessa conjuntura para esta e para a próxima safra de cana, a Live da série “Conexão SCA Brasil” traz dois convidados especiais para dialogar com o CEO da SCA Brasil, o economista e especialista Martinho Seiiti Ono. Para a sétima edição da série, os convidados são:

  • O economista Haroldo Torres, do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE). A instituição oferece cursos e treinamentos para profissionais de diversas áreas de negócios, não tem fins lucrativos e atua junto à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – USP, (ESALQ), como grupo de extensão.
  • A especialista em Inteligência de Mercado do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Natália Calori. O CTC é o maior centro de tecnologia e desenvolvimento de variedades canavieiras do mundo.

No agronegócio em geral, a soma dos prejuízos causados pelos incêndios supera a cifra de R$ 1 bilhão, afetando 8.049 propriedades em 317 municípios do estado, conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Agricultura de São Paulo. No total, 39 regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) foram afetadas.

Na edição de julho da série “Conexão SCA Brasil”, a pauta foi a questão climática e os impactos sobre a produtividade dos canaviais para esta safra, onde se considerou que um prognóstico da safra mais assertivo só poderia ser delineado após o mês de agosto. Para Ono, o cenário produzido pelo fogo deve impactar principalmente a qualidade da matéria-prima, que já vinha deixando a desejar: “De agora em diante, vai ser mais difícil fazer açúcar”, comentou.

Transmitidas ao vivo pelo canal da SCA Brasil no YouTube e pela página da empresa no LinkedIn, as lives mensais da série “Conexão SCA Brasil” foram criadas para examinar assuntos de destaque no contexto do agronegócio nacional, priorizando temas próximos dos combustíveis renováveis e das compras corporativas em grupo, principais áreas de atuação da SCA Brasil, sem abrir mão de pautas transversais e de ampla relevância. Todas as edições permanecem disponíveis também em formato de podcast, na página da série na plataforma Spotify.

A apresentação da edição de setembro, a sétima da série, será do jornalista Adhemar Altieri, da MediaLink Comunicação Corporativa, com produção técnica da Propano Filmes.

ANOTE NA AGENDA:
Sétima edição da série de Lives “Conexão SCA Brasil”
Programa ao vivo no canal da SCA Brasil no YouTube e na página da SCA Brasil no LinkedIn
Terça-feira, 17/09/2024, das 10h às 11h.

Canal da SCA Brasil no YouTube. Curta e compartilhe :
https://www.youtube.com/watch?v=7Aiwp37yEqg

Página da SCA Brasil no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/events/7239021700707700738/comments/

Página da série “Conexão SCA Brasil” no Spotify:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/conexo-sca-brasil/