A Vertimass anunciou nesta terça-feira, 23, que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) aprovou o registro para misturas de até 20% da “gasolina verde” da companhia com gasolina convencional.
O produto renovável, chamado VertiGas20, é feito a partir de etanol por meio de uma tecnologia de desoxigenação e oligomerização do álcool consolidado (Cado, na sigla em inglês) e, segundo a empresa, pode “reduzir substancialmente” as emissões de gases de efeito estufa dos carros e em outros motores movidos a gasolina.
“O VertiGas20 representa um passo significativo em direção à produção de mais combustíveis renováveis, compatíveis com a infraestrutura existente, o que ajudará a mitigar as mudanças climáticas”, explicou o diretor de operações da Vertimass, John Hannon.
Ele complementa: “Ao produzir gasolina verde nas atuais plantas, em novas instalações de produção de etanol e em plantas independentes, a Vertimass será capaz de fornecer volumes significativos de gasolina sustentável que ajudará a cumprir as metas de mudança climática da União Europeia e dos EUA. A tecnologia da Vertimass, juntamente com os veículos elétricos, pode ajudar a nos mover em direção a um futuro sustentável”.
De acordo com a companhia, a VertiGas20 pode ser usada nos atuais veículos a gasolina sem quaisquer modificações no motor. O componente renovável vem do etanol, o que poderia aumentar a demanda por etanol em cinco vezes.