Por Camila Souza Ramos
Os preços do etanol hidratado, que abastece diretamente os tanques, seguem apresentando com folga vantagem em relação aos preços da gasolina em metade do país. Em 13 Estados e no Distrito Federal, o biocombustível está abaixo do patamar de paridade em relação ao combustível fóssil, segundo dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente à semana encerrada dia 16.
Além do DF, os Estados onde o etanol ficou mais competitivo na última semana foram: eles Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O etanol é mais competitivo do que a gasolina para a média da frota flex brasileira quando seu preço está abaixo de 70% do valor da gasolina. Na última semana, o preço do renovável esteve abaixo de 65% da gasolina em seis Estados e no DF, o que indica que o etanol vem oferecendo forte vantagem em importantes centros consumidores, apesar da entressafra de cana.
Em São Paulo, Estado que responde por metade do consumo nacional de combustíveis, o etanol ficou em 61% do preço da gasolina, patamar que vem se mantendo estável nos últimos meses. A correlação ainda é mais vantajosa para o etanol nos postos de Mato Grosso, onde o produto é vendido a 53,5% do preço da gasolina.
Apesar do consumo ter reagido neste ano, os estoques de etanol seguem elevados. No último levantamento do Ministério da Agricultura, de 29 de fevereiro, havia no Centro-Sul 3 bilhões de litros de etanol hidratado disponível para ser comercializado. Como a nova safra de cana (2024/25) começa em abril, a maior parte desse volume deve ser escoado ainda neste mês.
Fonte: Globo Rural