Estratégia do Brasil contra o tarifaço é a negociação

Geraldo Alckmin – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), afirmou que o Brasil não pretende utilizar o Projeto de Lei (PL) da Reciprocidade para retaliar as tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA), preferindo buscar diálogo e negociação. A entrevista foi concedida ao podcast Direto de Brasília, do jornal Folha de Pernambuco, e publicada no jornal Valor Econômico.

Apesar do impacto do tarifaço de Trump, especialmente nos setores de aço, alumínio e autopeças, Alckmin destaca que a guerra tarifária também não é benéfica para os EUA, pois encarece produtos e gera insegurança nos investimentos. Ele acredita que essa situação pode acelerar o acordo Mercosul-União Europeia (UE) e enfraquece o multilateralismo e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Brasil buscará minimizar os impactos e explorar novos mercados, promovendo acordos comerciais e oportunidades de investimento. Alckmin reforça o compromisso do Brasil em ampliar o comércio exterior e proteger o mercado local.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)