
As consequências da adição de etanol à gasolina em 30% deve ter efeitos limitados. Especialistas ouvidos em matéria do jornal Valor Econômico dizem que aumentar o etanol na gasolina para 30% (E30) pode reduzir importações de combustível fóssil e diminuir o preço em R$ 0,13 por litro. Na reportagem, destaca-se, entretanto, que nesse cenário, a queda de preços para o consumidor deve ser pequena.
Na segunda-feira (17/03), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo levará ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) proposta de elevar a proporção de etanol na gasolina nas bombas de 27% para 30%. O anúncio foi feito em evento para apresentar os resultados dos testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) da adição de 30% de etanol que indicam a viabilidade técnica da mistura.
A mudança visa impulsionar a demanda de etanol em 1,5 bilhão de litros, mas o efeito no preço é incerto, dada a soma de fatores como a questão climática e de produção. A Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) prevê redução de 25% nas importações de gasolina, mas ressalta que a importação continuará necessária.
Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)