Coopercotton quer levantar US$ 150 milhões para usina de etanol em Mato Grosso

Associados da Coopercotton cultivam cerca de 100 mil hectares de milho
Foto: FS/Divulgação

Por Rafael Walendorff

A Coopercotton, cooperativa agrícola de Rondonópolis (MT) que reúne 15 grupos familiares que produzem algodão, soja e milho, anunciou nesta segunda-feira (16) investimentos de US$ 150 milhões para a instalação de uma usina de etanol de milho em Itiquira, no sul de Mato Grosso.

O projeto já possui o estudo de viabilidade concluído e está na fase de captação de investidores, com potencial aporte de empresários chineses.

O plano é que a usina tenha capacidade para processar 1,5 mil toneladas de milho por dia, volume destinado para a fabricação de etanol e de DDG. A expectativa é gerar 300 empregos diretos na região, a 360 quilômetros de Cuiabá. A expectativa de início das obras de construção da usina é até o final de 2025, com a entrega do complexo industrial em 24 meses.

Segundo a cooperativa, a região onde a planta industrial será implantada conta atualmente com 200 mil hectares de cultivo de milho. Apenas os associados da Coopercotton cultivam cerca de 100 mil hectares de milho nas proximidades. O volume será suficiente para abastecer a capacidade inicial de beneficiamento de etanol da usina, disse em nota.

Além de promover a verticalização da operação e a agregação de valor à produção do cereal, parte do DDG produzido pela indústria será consumido pelos próprios cooperados, que possuem mais de 82,5 mil cabeças de gado, informou a Coopercotton.

Investidores

Nas reuniões iniciais de prospecção de capital de investimento, os diretores da Coopercotton receberam uma comitiva de potenciais investidores chineses do grupo LongPing High-Tech, que atua no Brasil desde 2017, no segmento de híbridos de milho e sorgo, disse a cooperativa, em nota. No entanto, ainda não houve decisão sobre aportes por parte dos empresários asiáticos.

A logística da região também deve contribuir para a viabilidade da usina. A região está próxima da BR 163, que está duplicada, e da ferrovia da Rumo que vai até Santos. Itiquira está a 150 quilômetros de Rondonópolis, onde há um terminal ferroviário. Esses são atrativos apresentados aos grupos interessados, disse a cooperativa.

Os cooperados da Coopercotton cultivam 20 mil hectares de algodão, 166,5 mil hectares de soja e 100 mil hectares de milho em Mato Grosso.

Fonte: Globo Rural