Conab inicia pesquisa com usinas sobre safra 2025-2026 de cana-de-açúcar

Canavial – Foto: Governo do Estado de São Paulo

Por Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta segunda-feira (7) uma nova rodada de pesquisas junto às usinas sucroalcooleiras brasileiras. O objetivo é levantar informações detalhadas sobre a produção de cana-de-açúcar que irão compor o 2º Levantamento da Safra 2025/2026. A coleta de dados acontece até o próximo dia 18 em 19 estados do país.

Os trabalhos de campo são realizados por técnicos da Conab em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná, entre outros. Já nas regiões Norte e Nordeste, incluindo Pará, Amazonas, Tocantins e Maranhão, o levantamento será feito de forma remota.

Entre os dados apurados estão a área plantada, produtividade média esperada, impacto das condições climáticas, além da destinação da cana processada e os volumes de produção de açúcar e etanol. A pesquisa também inclui informações sobre o açúcar total recuperável (ATR) e a produção crescente de etanol derivado do milho.

Os resultados atualizados, com análises técnicas detalhadas, serão divulgados pela Conab em 26 de agosto no site oficial da companhia. O 1º Levantamento da safra 2025/26, publicado em abril, já indicava queda na produtividade devido às condições climáticas adversas de 2024, com estimativa de 663,4 milhões de toneladas de cana.

Fonte: News Rondônia