Com entrega física em baixa, açúcar tem forte queda em Nova York

Com o contrato de março vencendo em Nova York, queda nas entregas trouxeram
percepção de menor demanda e preços caíram em Nova York — Foto: Ivan Bueno/APPA

Por Paulo Santos

O açúcar encerrou a sessão em Nova York com preços em forte queda. Os lotes do demerara caíram 4,41%, para 21,69 centavos de dólar por libra-peso. De acordo com Maurício Muruci, analista da Safras & Mercado, as entregas físicas do contrato para março, que venceu hoje, totalizaram 1,6 milhão de toneladas, volume abaixo das 3 milhões entregues no vencimento outubro de 2023.

“Isso dá aos agentes de mercado a percepção de demanda fraca para o açúcar. Além disso, as análises técnicas já vinham indicando um recuo nas cotações futuras”, diz o analista. Muruci aposta que os preços do açúcar deverão se acomodar em uma faixa de 21 centavos nas próximas duas semanas.

Segundo a hEDGEpoint consultoria, o mercado já não estava mais “preocupado” com o contrato de março, que deixa o painel da bolsa a partir desda sexta-feira. A avaliação é de que o mercado vem adotando uma postura cautelosa e os fundos que operam contratos de commodities na bolsa não demonstravam disposição de ir às compras.

Na última sexta-feira (23/2), a Commodity Futures Trading Comission (CFTC), que regula o mercado americano de derivativos, indicou que a aposta dos fundos na alta do açúcar diminuiu. Entre os dias 13 e 20 de fevereiro, a posição comprada caiu 5,1% em comparação com o intervalo anterior, de 59,9 mil para 56,9 mil contratos. O órgão atualiza os dados nesta sexta-feira (1/3).

Fonte: Globo Rural