
Em qualquer segmento produtivo, a colaboração é essencial para o sucesso de organizações de compras em grupo. Mas há outros fatores importantes que, aliados à colaboração, são fundamentais para a geração de valor e o compartilhamento dos ganhos entre os participantes, como a gestão do relacionamento com fornecedores e a aplicação de ferramental estratégico especializado para a compras corporativas.
A explicação é de um especialista, que vem registrando bons resultados no comando da SCA Brasil Aliança, empresa especializada em compras em grupo para empresas do agronegócio e transportadoras. Segundo Alexandre Menezio, o valor anual dos negócios realizados vem crescendo 18% ao ano, desde a safra 2017-2018, quando a empresa foi fundada.
“Aprimorar a estratégia de compras e melhorar a eficiência através da colaboração, auxilia empresas e produtores a enfrentarem qualquer cenário, principalmente o atual, de volatilidade global”, enfatizou o executivo durante o webinar “Eficiência em Compras no Agro”, promovido pela consultoria Aionz na última quinta-feira (28/08). Nesta terça-feira (02/09), o tema voltou à pauta durante a live do grupo Gatua, ecossistema que conecta executivos, empresas e soluções tecnológicas para impulsionar o agro brasileiro.
Menezio menciona ainda que técnicas e estratégias desenvolvidas há quatro décadas por gestores de compras nos setores automotivo e aeroespacial continuam sendo aplicadas e gerando valor às cadeias de suprimentos, inclusive no agronegócio. O que parecia exclusivo de segmentos altamente competitivos e complexos, hoje é adotado por produtores rurais de pequeno porte, grupos agrícolas nacionais e multinacionais e indústrias de diversos portes.
Presente em 11 estados, a SCA Brasil Aliança atua em uma área plantada de 1,3 milhão de hectares, envolvendo cana-de-açúcar, soja, milho e algodão. Em 2021 criou a unidade de negócios AgriForce, que atende transportadoras, empresas siderúrgicas e de papel & celulose. “Na safra passada, que terminou em março de 2025, o grupo realizou R$ 2,5 bilhões em negócios, confirmando o crescimento anual de 18% desde nossa fundação”, destaca Menezio.
Além da coordenação dos processos de aquisição de insumos, a empresa desenvolveu uma função de inteligência de suprimentos, com a publicação semanal de boletins abrangendo o portfólio de insumos negociados – óleo diesel, lubrificantes automotivos e industriais, fertilizantes sólidos e líquidos, defensivos químicos e biológicos, soda cáustica, ácido sulfúrico e outros – detalhando dados de mercado, riscos de abastecimento, dinâmicas de oferta e demanda e tendências de preços.
Em um projeto de digitalização de processos, em 2024, a empresa contratou a Level Group para, conjuntamente, desenvolverem um sistema, denominado ePrice, que permite que clientes consultem os negócios realizados, acompanhem o desempenho das negociações e acessem gráficos e boletins de inteligência de suprimento. O sistema capacitou os clientes a absorverem o conhecimento compartilhado dos especialistas da Aliança, sob demanda, tornando-os capazes de interagir e colaborar com a estratégia de compras de cada categoria.
Para Menezio, foi a inclinação colaborativa dos membros do grupo que permitiu atingir o sucesso obtido nesses empreendimentos. “Hoje, vamos além da atuação esperada de um grupo de compras. Nossos processos e governança, a gestão do relacionamento com fornecedores e a prática da inteligência de suprimentos nos leva a desafiar positivamente o mercado fornecedor e, assim, contribuir para a melhoria da eficiência global da função de compras”, explica.