Por Fernanda Cavalcante e Marina Salles
A startup eBarn, marketplace do agronegócio, firmou parceria com a SCA Brasil Aliança, especializada na venda de etanol e biodiesel. A empresa atende mais de 100 grupos do setor sucroenergético e produtores rurais de 11 estados brasileiros, tanto na frente de comercialização de biocombustíveis como de consultoria em inteligência de mercado e aquisição de insumos e serviços logísticos.
A colaboração visa conectar produtores rurais e fornecedores de insumos, por meio de um canal exclusivo no aplicativo eBarn chamado AgriForce Club. A plataforma será direcionada a produtores rurais com área mínima de mil hectares, enquanto do outro lado estarão fornecedores de combustíveis, lubrificantes, pneus, defensivos e fertilizantes.
“O objetivo é promover o acesso qualificado entre produtores rurais e fornecedores de insumos, criando oportunidade mais competitivas e oferecendo informações atualizadas do mercado em um ambiente digital colaborativo”, explica Alexandre Menezio, diretor da SCA Brasil Aliança.
Solução oferecida
O diferencial do AgriForce Club é que as negociações são realizadas por especialistas em cada categoria, possibilitando compras coletivas a preços reduzidos. Os membros também recebem semanalmente atualizações de mercado e insights comerciais para ajudar na tomada de decisões.
O modelo de negócio da parceria varia entre os dois públicos chave. Para produtores rurais, o acesso é por assinatura anual, com preço ajustado de acordo com o tamanho da área e a categoria dos insumos. Para fornecedores, a plataforma aplica uma taxa anual, ajustada segundo o volume de negócios e tipo de item comercializado.
O processo de negociação entre os usuários na plataforma é realizado por meio de campanhas sazonais. “Essa inovação traz oportunidade de agregar a demanda de diferentes produtores, que poderão acessar cotações mais eficientes, enquanto os fornecedores e revendedores de insumos têm acesso a um grupo qualificado”, afirma Ronan Oliveira, fundador e CEO da eBarn.
A parceria, desenvolvida ao longo de um ano, faz parte da estratégia de digitalização dos processos comerciais da SCA. A empresa traz para a colaboração sua expertise em compras corporativas voltadas para o setor agroindustrial e primário, enquanto a eBarn contribui com sua tecnologia digital para o mercado agrícola.
Desde o lançamento da plataforma da startup em 2022, ela acumula mais de 8 mil usuários cadastrados, tendo movimentado R$ 13,5 bilhões em ofertas de compra e venda de produtos, a partir de 3,2 mil negociações únicas iniciadas.